terça-feira, 6 de setembro de 2016

Pronomes Pessoais

Já vimos todos os pronomes pessoais em função de SUJEITO, nos posts de malhação anteriores, destinados ao bom domínio do verbo To Be.

E você? Já fez todos os exercícios?

Vamos continuar tratando dos pronomes pessoais, para entendê-los bem nas suas duas funções, de sujeito (sempre antes do verbo em inglês) e de objeto (sempre depois do verbo em inglês).

Pronomes Pessoais em Função de Sujeito e Pronomes Pessoais em Função de Objeto

Aproveite a valiosa informação de que em inglês, os pronomes pessoais em função de sujeito colocam-se obrigatoriamente ANTES do verbo e os pronomes pessoais em função de objeto colocam-se obrigatoriamente DEPOIS do verbo.

Pronomes pessoais em função de sujeito

Primeira pessoa do singular: I (eu) + verbo
I see the sky [Eu vejo o céu]

Segunda pessoa do singular ou do plural: YOU (você) + verbo ou YOU (vocês) + verbo
YOU see the sky [Você vê o céu] ou [vocês veem o céu]

Terceira pessoa do singular a) masculino: HE (ele) + verbo
He sees the sky [Ele vê o céu]
Observação: O pronome da terceira pessoa do singular no masculino se aplica normalmente a pessoas.
Aqui, este 'ele' que vê o céu pode ser um homem, um menino, mas tem que ser alguém, gente.

Terceira pessoa do singular b) feminino: SHE (ela) + verbo
She sees the sky [Ela vê o céu]
Observação: O pronome da terceira pessoa do singular no feminino se aplica normalmente a pessoas.
Aqui, este 'ela' que vê o céu pode ser uma mulher, uma menina, mas tem que ser alguém, gente.

Terceira pessoa do singular c) neutro: IT (ele/ela) + verbo
It sees the sky [Ele/Ela vê o céu]
Observação: O pronome da terceira pessoa do singular no neutro NÃO se aplica normalmente a pessoas.
Aqui, este 'ele/ela' que vê o céu pode ser um olho (ele), ou uma girafa (ela), pode ser um grupo (ele) ou uma multidão (ela) de pessoas,
já que grupos e a multidões podem ser constituídos de pessoas, mas não são pessoas, em si.

Primeira pessoa do plural: WE (nós) + verbo
We see the sky [Nós vemos o céu]

Terceira pessoa do plural: THEY (eles, elas) + verbo
They see the sky [Eles veem o céu] ou [Elas veem o céu]
Observação: They é plural de He, She ou It.

Pronomes pessoais em função de objeto

Primeira pessoa do singular: Verbo + ME (me, mim)
You see ME [Você me vê]

Segunda pessoa do singular ou do plural: Verbo + YOU (você ou vocês)
I see YOU [Eu vejo você] ou [Eu vejo vocês]

Terceira pessoa do singular a) masculino: Verbo + HIM (o, ele)
I see HIM [Eu o vejo]

Terceira pessoa do singular b) feminino: Verbo + HER (a, ela)
I see HER [Eu a vejo]

Terceira pessoa do singular c) neutro: verbo + IT (o, ele/a, ela)
I see IT [Eu o vejo] ou [Eu a vejo]

Primeira pessoa do plural: Verbo + US (nós)
You see US [Você nos vê]

Terceira pessoa do plural verbo + THEM (os, eles/ as, elas)
I see THEM [Eu os vejo] ou [Eu as vejo]
Observação: Them é plural de Him , Her ou It .

O exercício abaixo é para você decidir que pronome pessoal usará, de acordo com a função de sujeito ou objeto e com sua posição obrigatória antes ou depois do verbo.

As sentenças aqui apresentam sempre um verbo com um pronomes pessoal tanto antes, que será seu sujeito e outro pronome pessoal depois, que será seu objeto. A tradução é para ajudar na compreensão de cada sentença e também para mostrar, na prática, os sentidos de TOO como 'também' e de EITHER como 'também não'. Divirtam-se.

I or ME

1. _____ like you, and you like ____ , too.
[Eu gosto de você e você também gosta de mim]

2. _____ do not disturb you, and you do not disturb _____, either.
[Eu não perturbo você e você também não me perturba]

3. _____ see him, and he sees _____ too.
[Eu o vejo e ele também me vê]

4. _____ Kiss her and she kisses _____ too
[Eu a beijo e ela também me beija]

5. _____ do not like it, and it does not like _____, either.
[Eu não gosto dele/dela, e ele/ela também não gosta de mim.
Digamos que este IT seja um cão ou uma cadela.

6. _____ want to be with them and they want to be with _____, too.
[Eu quero estar com eles/elas e eles/elas também querem estar comigo]
Lembrete: They é plural de He, She ou It
e Them é plural de Him, Her ou It.

HE or HIM
He e Him aqui devem se referir a pessoa, gente, alguém.

7. _____ likes you, and you like ____ , too.
[Ele gosta de você e você também gosta dele]

8. _____ does not disturb me, and I do not disturb _____, either.
[Ele não me perturba e eu também não o perturbo]

9. _____ sees her, and she sees _____ too.
[Ele a vê e ela também o vê]

10. _____ kisses her and she kisses _____ too
[Ele a beija e ela também o beija]

11. _____ does not like the dog, and the dog does not like _____, either.
[Ele não gosta do cão, e o cão também não gosta dele]

12. _____ wants to be with them and they want to be with _____, too.
[Ele quer estar com eles/elas e eles/elas também querem estar com ele]

SHE or HER
She e Her aqui devem se referir a pessoa, gente, alguém.

13. _____ likes you, and you like ____ , too.
[Ela gosta de você e você também gosta dela]

14. _____ does not disturb me, and I do not disturb _____, either.
[Ela não me perturba e eu também não a perturbo]

15. _____ sees him, and he sees _____ too.
[Ela o vê e ele também a vê]

16. _____ kisses him and he kisses _____ too
[Ela o beija e ele também a beija]

17. _____ does not like the cat, and the cat does not like _____, either.
[Ela não gosta do gato, e o gato também não gosta dela]

18. _____ wants to be with them and they want to be with _____, too.
[Ela quer estar com eles/elas e eles/elas também querem estar com ela]

WE or US

19. _____ like you, and you like ____ , too.
[Nós gostamos de você e você também gosta de nós]

20. _____ do not disturb him, and he does not disturb _____, either.
[Nós não o perturbamos e ele também não nos perturba]

21. _____ see her, and she sees _____ too.
[Nós a vemos e ela também nos vê]

22. _____ kiss them and they kiss _____ too
[Nós os/as beijamos e eles/elas também nos beijam]

23. _____ do not like the dog, and the dog does not like _____, either.
[Nós não gostamos do cão, e o cão também não gosta de nós]

24. _____ want to be with you and you want to be with _____, too.
[Nós queremos estar com você(s) e você(s) também quer(em) estar conosco]

THEY or THEM

25. _____ like you, and you like ____ , too.
[Eles/Elas gostam de você e você também gosta deles/delas]

26. _____ do not disturb me, and I do not disturb _____, either.
[Eles/Elas não me perturbam e eu também não os perturbo]

27. _____ see her, and she sees _____ too.
[Eles/Elas a vêem e ela também os vê]

28. _____ kiss her and she kisses _____ too
[Eles/Elas a beijam e ela também os/as beija]

29. _____ do not like the dog, and the dog does not like _____, either.
[Eles/Elas não gostam do cão, e o cão também não gosta deles/delas]

30. _____ want to be with me and I want to be with _____, too.
[Eles/Elas querem estar comigo e eu também quero estar com eles/elas]

Nenhum comentário:

Postar um comentário